Peixe Gourmet

A culinária mato-grossense é sem dúvida uma das mais ricas e repletas de pratos saborosos do Brasil. Com diversas influências, como africana, italiana, portuguesa e síria, além de muitas outras, ser turista nesse estado significa comer bem! Entre os pratos mais típicos da região destacam-se no guia gastronômico:

• Pacú assado e com farofa de couve como acompanhamento;
• Carne seca com banana do tipo terra verde;
• Farofa do mesmo tipo de banana madura; e
• Maria Isabel, um tipo de arroz com carne seca.

Além desses, é claro, existem outros inúmeros pratos pertencentes à culinária do Mato Grosso, uma cozinha especializada em gostosuras. Muitos deles são de peixes, já que o estado é abastecido com muitas espécies graças ao rio que divide os territórios e atravessa a região. O peixe assume papel de destaque tanto como frito, quanto assado ou num ensopado. Em inúmeros restaurantes é possível, inclusive, comê-los recheado ou com pedaços de mandioca frita como acompanhamento.

Entre as principais espécies de peixes do cardápio mato-grossense estão o pacu, o pintado, o bagre, o dourado, o pacupeva e outros muitos mais. Outra especialidade encontrada por turistas que visitam a região é o arroz sujo, ou seja, incrementado por outros ingredientes. Seja com pequi ou com picadinho e quiabo acompanhados de carne assada, a mesa é sempre farta tratando-se da gastronomia e variedade local.

Vale citar também as opções de licores do Mato Grosso. Antes de iniciar uma boa refeição é possível provar licores de pequi, mangaba ou caju, todos muito saborosos e típicos. Entre os doces, não dá pra deixar de falar do Furrundu, um doce que é feito de rapadura e mamão, e também os doces de mangaba e de abóbora que adoçam a vida do turista.

Até mesmo o café da manhã mato-grossense é distinto. Ao invés dos típicos pães com margarina ou manteiga, a mesa é posta com bolo de arroz e também bolo de queijo especialidades que encantam quem não está acostumado com tais receitas. Ansioso para ver o que você encontra nos destinos mais comumente visitados no estado? Veja a listagem a seguir.

 

1. Guia Gastronômico de Cuiabá
Na cidade de Cuiabá as recomendações são o restaurante Mahalo com seus pratos típicos sul-americanos e contemporâneos; Lélis Peixaria, com sua incrível variedade de peixes; e A Casa do Parque com seu estilo e decoração cuidadosamente planejados para agradar aos visitantes.

 

2. Guia Gastronômico de Várzea Grande
Agora se o destino é Várzea Grande, o pesque-pague e almoce Restaurante Chapéu Do Sol com certeza pode ser a melhor para o seu passeio, misturando bom gosto, sabor e natureza este e também o Mirante das Águas encantam com seus conjuntos bem compostos de tempero e opções.

 

3. Guia Gastronômico de Rondonópolis
Já a cozinha especializada de Rondonópolis tem o Rodeio Restaurante como indicação para os turistas e locais; o Mediterrâneo Restaurante que é calmo, agradável e saboroso; e o Canto Cozinha e Conforto com pratos típicos brasileiros, mediterrâneos e sul-americanos.

 

4. Guia Gastronômico de Sinop
Encerrando os destinos deste guia gastronômico, Sinop tem o Restaurante e Pizzaria Pavão como referência para os visitantes que querem mesclar pratos locais com típicos de outras regiões; o Carre Restaurante, elegante e com sabor local; e também o Restaurante Chalé do Italiano, com massas e receitas vindas do outro continente.

 

Como se vê, opções não faltam! O guia gastronômico do estado do Mato Grosso é realmente rico e variado. Tem para todos os gostos, desde os comuns ao paladar dos brasileiros, até os pratos locais e estrangeiros! Tratando-se de cozinha especializada vale destacar ainda que o mato-grossense tem um tempero incrivelmente bom e único. Esta marca é registrada e quem vai visitar o estado com certeza volta para casa tentando desvendar essa mistura!

Ao visitar tais cidades, você encontra diferentes faixas de preços também. Restaurantes mais caros e sofisticados, restaurantes com um “quê” de caseiro e mais em conta ou até mesmo bares com porções. Qualquer que seja a escolha, evidentemente o sabor será bom, afinal esta é a marca da região!

Se você está olhando o guia gastronômico a fim de decidir onde ir hoje, pesquise, escolha o melhor prato e o melhor destino citado e simplesmente desfrute de bons momentos e excelentes degustações!

 

Solicite um Orçamento de Viagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>